quinta-feira, 6 de agosto de 2020

T1/E19 - DEUS EX MACHINA - Parte 2 de 2.

SOCIOLOGIA 64 – Quando uma pessoa não é bem quista em um grupo, as pessoas o evitam. É o que acontece com James nesta cena. Ele está com dores de cabeça, mas Jack prefere não ir receitá-lo dizendo: "A única coisa que vou conseguir é uma resposta e se tiver sorte um apelido novo". O médico falou “respostas” no sentido de resposta grosseira, além de ser apelidado, mas isso é o que acontece com pessoas mal humoradas e/ou debochadas: são evitadas. Por isso que é importante que uma pessoa que não consegue conviver com outras aprenda a buscar ser sociável algumas vezes, pois um dia quando precisar de alguém, terá dificuldades em obter auxílio.

SOCIOLOGIA 65 – Essa é engraçada, mas mostra como duas pessoas têm determinadas reações à mesma situação. Quando Jack acha os óculos ideais para James e o manda usar, este diz, achando que Jack está curtindo esta situação: "Cê tá adorando, não é?". Jack responde, mostrando que não está achando nada e ainda por cima dando uma "indireta bem direta", além de mostrar que não está nem aí para as ofensas do loirão, o médico mostra que ele deveria agradecer em vez de reclamar, respondendo simplesmente: "De nada".

MISTÉRIO 19 – John começa a sentir as pernas paralisando. Paralelamente ele começa também a perder a esperança naquilo que está buscando, mas que não sabe o que é. Qual ligação John tem com a Ilha? Por que assim que ele passou a perder a fé, suas pernas também passaram a apresentar problemas? Lembrando que quando ele caiu na ilha, não andava. Além de sobreviver a um desastre aéreo, passa a andar? Misterioso, não? (Este comentário foi feito durante a exibição da 1ª Temporada pela TV, portanto, eu ainda não sabia dos futuros acontecimentos com Locke).

MISTÉRIO 20 – Mais uma vez John Locke e sua ligação com a ilha. Para achar "suas" respostas ele diz a Boone: "A ilha vai nos mostrar como. A nossa fé está sendo testada!". Realmente a Ilha mostrou, com as visões que JL teve da queda de um pequeno avião que já havia na Ilha (mais precisamente em um sonho). A "fé testada" se referia à possível paralisação de suas pernas de novo. É espantoso saber que John conhece a Ilha, mas depois do que aconteceu após a queda do avião (sobreviver e voltar a andar) seria normal que ele percebesse que há algo estranho entre ele e o local.

LEGENDA VS. DUBLAGEM  36 – CONCEBIDO OU IMACULADO? A mãe de John Locke diz que ele foi “concebido pelo Espírito Santo”. John confirma a mesma afirmativa ao citar isso para seu pai recém descoberto (claro que não acreditando). Nas legendas não consta isso, mas sim que ele foi concebido "imaculadamente". Apesar de terem sentidos iguais, imaculadamente significa que ele foi concebido em pureza, sem "mancha", sem pecado. Não está dizendo que foi pelo Espírito Santo, além do mais, utilizar o termo "Espírito Santo" é uma expressão muito forte. Ser concebido imaculadamente não significa que foi pelo Espírito Santo, pode ser de outra forma. Como? E eu sei lá, oras! Existem espécies de pássaros fêmeas que são cuidados em cativeiro e nunca tiveram contato com outro pássaro, mas chega um tempo que põe ovo. Já aconteceu com pássaros criados em minha casa. Como aconteceu? Não sei, só sei que não foi pelo Espírito Santo. Isso faz me lembrar de uma cena do filme Jurassic Park, que por mais que o homem queira criar dinossauros em cativeiro de um mesmo sexo, a natureza encontra um meio de driblar esse controle e se reproduzir. Além do mais, a Ciência pode fazer isso, “imaculadamente”… ou “imaclonadamente”. Pois é… os tradutores e suas manias de modificarem textos originais. Vão estudar, oras!

LEGENDA VS. DUBLAGEM 37 – “VEJO VOCÊ MAIS TARDE” OU “TE VEJO DO OUTRO LADO”? Antes de começar a cirurgia de John para o transplante de rim para seu pai, Anthony Cooper pega na mão do filho e diz: "Vejo você mais tarde, filho!". Na legenda consta: "Te vejo do outro lado filho!". Nunca vi uma diferença entre esses dois quesitos ser tão gritante. Apesar de aparentar mesmo sentido, para a série nem sentidos opostos têm, simplesmente nada a ver um com o outro. Observem: 1º) Dizer que verá o filho mais tarde é prometer que se verão logo mais quando acabar a cirurgia. É uma MENTIRA, pois Anthony enganou e fugiu da presença do filho. Tudo bem que ele era um mentiroso profissional, mas inteligente como ele é, achou mais sarcástico utilizar uma frase muito mais criativa, a da legenda, que é a fala real do personagem, pois quando ele diz… 2º) que o verá do outro lado, não está dizendo absolutamente nada. Do lado de quê? De quem? De onde? Ele não falou coisa com coisa e enganou perfeitamente John. Ele é tão bom na falácia que conseguiu mentir sem mentir. Como se faz isso? 3º) Se é difícil imaginar que alguém tem a incrível capacidade de mentir sem mentir, quanto mais quando se está mentindo sem estar mentindo e ao mesmo tempo falando a verdade. É loucura? Pois vejam bem… Depois disso John descobre que foi enganado e assim que sai do hospital, ele vai atrás do pai, que não o recebe. Onde está Anthony? Do outro lado da câmera, como ele mesmo disse, "que estaria do outro lado" e tem mais... 4º) ele prometeu que o veria do outro lado e não que os dois se veriam. Onde estava Anthony? Vendo John pela câmera, mas John não o via, ou seja, Cooper estava vendo Locke do outro lado. Falou ou não falou a verdade? 5º) Também há um tom em sentido figurado aí. De vez em quando alguém utiliza essa expressão: "Te vejo do outro lado" (que o diga Desmond), para dar a entender algo do tipo "purgatório", espiritual. Se levarmos em conta a última Temporada, quando existe uma realidade alternativa mostrando o que teria acontecido se o avião não tivesse caído, de fato eles se viram no "Outro Lado". Até parece que as coisas que eles falam atraem. Enfim, depois de todas essas explicações, foi ou não foi uma diferença gritante entre Legenda e Dublagem?

 

A partir de agora as curiosidades são do site da série.

 

CURIOSIDADE 159 – O título deste episódio é pronunciado "Day-us ecks mah-key-nah". Deus ex machina originou-se de uma peça de teatro da Grécia antiga. Esta peça consiste de um braço físico que desce um personagem até o palco, sendo que o personagem representa um deus. Este deus irá ajudar os personagens com uma súbita mudança na história. Deus Ex Machina, traduzido do latim, significa 'deus vindo da máquina'. Esse episódio compartilha o mesmo nome de um dos capítulos de uma das referências literárias, Watership Down.

CURIOSIDADE 160 – Os eventos do episódio (menos os flashbacks) começam no dia 39 de estadia na ilha. Seria a época do Halloween, em 2004, para os habitantes da ilha.

CRONOLOGIA – Dias 39, 40 e 41.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário