terça-feira, 4 de agosto de 2020

T1/E16 - OUTLAWS (Criminosos)

ADMINISTRAÇÃO 38 – "Quem guarda sempre tem!" Frase dita por Sawyer para Jack a respeito dos objetos e comidas aos quais precisavam conseguir, mas para isso precisavam barganhar com ele, já que se apossou de tudo, ou seja, tinha de negociar com ele para conseguir alguma coisa. Digamos que Sawyer enxergou o comércio antes que qualquer um.

OBS.: Engraçado como as pessoas mudam ou dizem coisas que não praticam. Justo ele, que quando aplicava golpes, dizia que gostava mais de gastar do que de poupar.

CULTURA 8 e CURIOSIDADE 129 Numa cena é mostrada como Jin escuta os "amigos americanos", ou seja, a mesma língua enrolada que não entendemos os orientais falarem, é a mesma conforme eles nos escutam, tão enrolado quanto. A série mostra o lado de Jin, mostrando que por mais que a maioria seja americana, tem que ser mostrado também como Jin nos ouve, não entendendo uma palavra. Achei essa ideia dos produtores muito boa. Aliás, ninguém saberia se não assistisse os extras do DVD, mas os produtores tiveram outra brilhante ideia a respeito do entendimento de Jin. Enquanto os outros discutem e Jin nada entende, na verdade, as palavras que são faladas pelos outros não são inventadas, mas sim, frases normais, só que editadas de trás pra frente. Chocante, não?

MISTÉRIO 17 – ENCARNAÇÃO??? A história a seguir aconteceu com John Locke que contou para Sawyer quando este achava que o homem que havia matado por engano na Austrália, estava encarnado no javali que perseguiu a poucos minutos na Ilha:

Anos atrás, a mãe de John deixou a filhinha, Jeannie, cair no chão, quebrando o pescoço e morrendo. Ela se sentia culpada e vivia desconsolada, até que do nada apareceu um cachorrinho sem coleira, saudável e dócil. O animal olhou fixamente para a mulher e ficou com ela por cinco anos, lhe fazendo companhia até o dia em que ela morreu. Depois disso, sumiu. Talvez tivesse voltado ao lugar de onde tivera vindo cinco anos atrás. Logicamente, sua mãe achou que era Jeannie que havia voltado, encarnado no animal ou mandando aviso pelo animal para dizer que a mãe não tinha culpa de nada e também era para libertá-la dos sentimentos ao qual ficou presa.

Será que John inventou essa história para ajudar Sawyer psicologicamente? Sabemos que Locke só veio conhecer a mãe na fase adulta. Como Locke sabia qual a situação de Sawyer? Fora isso, podemos comentar a respeito desse fato.

Estranho, mas há muitos casos assim em qualquer lugar do mundo. Sobrenatural? A pessoa morta realmente pode encarnar em um animal ou mandar o animal cuidar do ente querido inconsolável? Sobre isso tenho minhas próprias conclusões, pois acredito somente no que está escrito na Bíblia, e se ela diz que ninguém que morre pode voltar, então ninguém volta e ponto final. O que poderia ser então? Aí, discutiríamos religião, e esse assunto é bastante prolongado e complexo. Biblicamente falando, mortos não voltam, se não voltam, também não têm o direito de enviar alguma forma de recado, portanto, não tem nada a ver com a pessoa que morreu. Seria intervenção divina? Deus quer avisar algo ou consolar a pessoa ou seria aquele velho pressentimento animal, que percebe quando a pessoa está com problemas e se compadece dela, já que o instinto animal é muito atiçado para isso? Se fosse intervenção divina, por que Deus usaria uma forma que ele próprio condena? (comentário antigo).

        OBS.: Locke poderia ter inventado a história, mas, lembrando que ele fora adotado algumas vezes, inclusive uma das famílias será mostrada na 4ª Temporada, portanto, possa ser que ele não tenha mentido. Além do mais, John esclarece que tal mãe era adotiva. (comentário atualizado).

CURIOSIDADE 130 – Na brincadeira do "Eu Nunca", Sawyer diz: "Eu nunca fui à Disneylândia". Uma das ideias dos escritores, caso a série não desse certo, era encerrar os dois primeiros episódios com os sobreviventes descobrindo que estavam em uma ilha da Disney e que tudo não passava de brincadeira. Que bom que abandonaram essa ideia. Essa conversa no “eu nunca” seria como uma alusão a essa ideia absurda do início. Como os produtores gostam de homenagear "coisas", o nome do criador da Disneylândia é Walt Disney, e, vejam só… qual é o nome do filho de Michael???

CURIOSIDADE 131 – UMA CARTA QUE NÃO SE DESGASTA COM MAIS DE 20 ANOS??? Eu poderia classificar essa categoria como ISENTO DE ERROS, porém, isento significa não conter algo, não se encaixando com a classificação, pois acho que dessa vez cometeram um deslize bem observável. A carta que Sawyer carrega desde a infância já devia estar bem amassada ou amarelada pelo tempo, mas aparenta novinha. Quando ele leu para Frank, chovia. A água deveria deixar a carta bem desgastada, mas ele a lê, intacta na ilha, como vemos no Episódio Piloto. A papelada que estava com Rousseau estava bem mais desgastada que a carta e são 16 anos que Danielle as tinha com muito cuidado. Como Sawyer tem mais de 37 anos, então a carta tem mais de 20 anos. Ficou a desejar a existência da carta que até molhou, não acham?

SOCIOLOGIA 58:

SAYID: O que você fez com o Ethan vai ficar com você o resto da vida.

CHARLIE: Alguma sugestão?

SAYID: Não está só. Não finja que está.

       Charlie matou Ethan, o sequestrador de Claire. Quando se mata alguém pode haver várias reações, até porque, quando você não tem capacidade para isso e acaba fazendo, pode remoer sua mente lhe causando até depressão. No caso de Charlie, ninguém conseguia animá-lo, mas com a experiência que Sayid tem, entende o problema que o ex-roqueiro está passando. Em outras palavras, o cantor se isolou e não quis escutar o consolo que muitos fizeram a ele devido à cena do assassinato que não lhe saía da cabeça. Foi preciso as palavras certas para ligar sua mente à situação atual do tipo: "Acorde! A vida continua! Ninguém está te culpando ou menosprezando! Foi um fato! Você não tem culpa! Ele quem sequestrou, não nós! Ele tentou nos matar! Você agiu por impulso, não devia ter feito, mas estava transtornado! Ninguém está te punindo! Ninguém te isolou, você é que está se isolando! Estamos fazendo nossa parte, faça a sua!".

 Obs.: A CURIOSIDADE a seguir eu só observei quando já estava repostando os comentários na nova plataforma de meu Blog (04/01/2021), já que a plataforma anterior se perdeu. Então, para não ter de mexer em todas as enumerações do Blog pelo fato de eu estar já postando no início da 5ª temporada, então resolvi continuar a enumeração que seguiria o fim do 4º episódio da 5ª temporada, neste caso, é o 1.018, portanto, o 1018 da 5ª temporada foi deslocado para cá, ou seja, após o 1.017 pula para o 1.019.

CURIOSIDADE 1018 – Kate diz: “Volte para casa sozinho”, abandonando Sawyer na floresta porque ele estava sacudindo um filhote de javali. Interessante ver como Kate sem nem perceber já chamava a Ilha, a praia, de lar. Adaptação. Esqueceram-se que estavam em uma ilha e já chamavam o lugar de lar sem nem perceberem, e não acontece somente com Kate. Só estou surpreso não ter prestado atenção nisso, porque em outras cenas eu percebi e comentei.

Obs. 2: O LEGENDA Vs. DUBLAGEM 232 a seguir eu só observei quando já estava repostando os comentários na nova plataforma de meu Blog (04/01/2021), já que a plataforma anterior se perdeu. Então, para não ter de mexer em todas as enumerações do Blog pelo fato de eu estar já postando no início da 5ª temporada, então resolvi continuar a enumeração que seguiria o início do 6º episódio da 5ª temporada, neste caso, é o 232, portanto, o 232 da 5ª temporada foi deslocado para cá, ou seja, após o 232 lá eu já pulo para o 233. Não compromete o 30 anterior e o 31 após o 232 aqui.

LEGENDA VS. DUBLAGEM 232 – Enquanto estão caçando o javali, Kate pergunta a Sawyer o que ele acha que é uma poça de lama que encontraram. Ela responde chiqueiro. Sawyer então pergunta o que é chiqueiro. Falem sinceramente… existe alguém no planeta que não sabe o que é chiqueiro??? Isso só pode, claro, estar no áudio. Na legenda consta Espojadouro. Nem o Word reconheceu a tradução da palavra que Kate falou. Isso sim foi uma grande mancada dos tradutores. Apesar de a palavra ser inglês, provavelmente usaram um sinônimo para chiqueiro para os americanos. No mínimo a palavra usada não é comum também nos EUA. Aí, para manterem a pergunta de Sawyer, deram uma mancada desses. Por que não traduziram literalmente? Para nós faria mais sentido ele perguntar algo pouco conhecido do que perguntar uma palavra que até criança sabe o que é. Que mancada!

 

A partir daqui as curiosidades são do site da série.

 CURIOSIDADE 132 – É o primeiro episódio em que nem Boone nem Shannon aparecem. Já Jin, Michael, Sun e Walt aparecem sem falas. Este episódio marca a primeira aparição da primeira jangada.

CURIOSIDADE 133 – Mary Jo, a mulher que Sawyer quase enganou, é a mesma mulher que extrai os números vencedores da loteria que Hurley ganha. ASSISTI TANTAS VEZES A SÉRIE E ESSA FOI A PRIMEIRA CONEXÃO QUE NÃO PERCEBI. NOSSA!!! ESSA FOI MASSA!!! A atriz que a interpreta é a esposa de Harold Perrineau (Michael).

CURIOSIDADE 134 – Moby Dick: Sawyer caça um javali assim como o capitão Ahab caça Moby Dick, ambos culpando os animais pelas desgraças em suas vidas. Aliás, Sawyer também o apelida algumas vezes de Moby Dick.

CURIOSIDADE 135 – ERROS DE GRAVAÇÃO:

1) Quando Charlie e Hurley estão enterrando Ethan, o cobertor que cobre o corpo levanta e abaixa, o que faz parecer que Ethan ainda está respirando (obs.: mas seria o personagem ou o ator?).

2) Durante o jogo Eu nunca, a quantidade de bebida na garrafinha de Sawyer muda, estando quase vazia, pela metade, ao longo do jogo, voltando a ficar cheia novamente no fim, apesar de ele estar bebendo da mesma garrafa todo o tempo.

CRONOLOGIA – A partir de agora não estarei mais enumerando o Cronologia, até porque, só há um por episódio. Decidi também abandonar as pesquisas que eu fazia sobre a cronologia, pois provavelmente eu estava seguindo uma dedução errada. Estarei colocando somente estudados segundo o site http://pt.lost.wikia.com/wiki/Portal:Cronologia Esse episódio até agora foi o que mais teve dias, ou seja, se passou em três dias, pois nenhum outro tinha alcançado esse tanto de dias ainda. Dias 29, 30 e 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário