CURIOSIDADE 882, PSICOLOGIA 223 e ADMINISTRAÇÃO 145 – A MENSAGEM CONVENIENTE (PURA ESTRATÉGIA) – Quando Michael faz sua tentativa de suicídio no automóvel, uma canção otimista está tocando. Aproveitando essa exata cena, vou comentar sobre um assunto que pode causar polêmica para algumas pessoas, especialmente as religiosas, meio que “me crucificarem”, mas não vou deixar passar essa oportunidade, já que é algo que venho observando faz tempo. Para entrar no assunto, já vou logo direto a um exemplo real que aconteceu com uma pessoa que conheço. Imagine você estar passando pela maior tribulação de sua vida. Vive entrando em conflitos com o seu cônjuge e filhos. As pessoas não te dão credibilidade. Tem filhos mergulhados na droga. Está passando por um momento de depressão intenso. Então… resolve se matar. Mas antes de fazer isso, resolve ligar a TV (detalhe: isso ocorre em altas madrugadas). Ao ligar, se depara com um Pastor, apresentador, falando sobre sua vida. Veja o diálogo do Pastor: “Você que está passando por um momento difícil em sua vida. Você que acha que não tem solução para sua vida. Você que acha que todos te veem como alguém imprestável. Você que está com um filho mergulhado nas drogas. Você que está pensando em se matar” e por aí vai. Obviamente a pessoa a quem me refiro vai com certeza achar que está falando com ela. Há mais outras coisas que o Pastor falou logo no início, mas falarei um pouco mais adiante. Mas vamos ao caso da “Mensagem Conveniente”. Como assim? Vamos pensar um pouco. Falem sinceramente, qual pessoa que tem uma vida normal iria ligar uma TV por volta das 3 da madrugada? Alguém com uma vida que se encontra normal estaria em casa com a TV ligada por essas horas? Quem poderia ligar: Vamos analisar passo a passo. 1) Se você liga a TV em uma hora dessas, obviamente é porque está sem sono. 2) Provavelmente está preocupado com algo. 3) Precisa ocupar a mente para não a ocupar com besteiras, já que o sono não chega. Quase sempre quem liga por essa hora terá uma forte tendência de ser alguém em estado depressivo. Já tais programas de determinadas denominações religiosas, com certeza sabem que o público alvo desse horário se trata de pessoas depressivas, logo, determinados “apresentadores” falaram algo que com certeza será para alguém que deverá ouvir aquilo que ele fala.
Agora vamos ao começo do exemplo real: o momento em que tal pessoa ligou sua TV. Assim que ela ligou, tal Pastor disse: “Você que ligou sua TV agora”. Ela perguntou: “Eu?”. O apresentador, para sua surpresa, respondeu: “É! Você mesmo!”. Ela ficou assustada e ele respondeu: “Não se assuste! É com você mesmo que quero falar”. É claro que ela se assustou ainda mais e resolveu desligar a TV. O Pastor disse: “Não desligue a TV! Quero falar algo pra você!”. Ela ficou tão assustada que nem teve mais coragem de desligar com medo de se aproximar da TV. Foi depois disso que ele começou a falar da vida desta pessoa e de tudo o que ela passava até chegar à vontade do suicídio. Após isso, obviamente ele trouxe sermões proféticos e soluções para tal pessoa.
Enfim, observe que tudo não passa de estratégia, pois todo mundo sabe que quem se encontra acordado por essas horas e resolve ligar a TV só pode não estar bem de saúde. Óbvio que não é regra geral, mas é bem provável. Tudo não passe de uma estratégia traçada para mexer com o psicológico de quem está debilitado psicologicamente.
Mas o fato de eu estar dizendo isso não implicaria também em dizer que estou pondo em xeque a palavra “fé”? De forma alguma! Que Deus pode atuar, pode sim, especialmente quando se usa a palavra Dele para salvar pessoas, que foi este caso. Mas convenhamos também, é uma estratégia muito bem traçada para alcançar o público alvo perfeito, pois esse é o horário de TV mais certo para se encontrar o público alvo correto: os insones. Mas essa frase tão dita praticamente todas as madrugadas, comprovando mais uma vez que não existe tanto assim uma mensagem exatamente direcionada para determinada pessoa, mas que é dita constantemente como uma ladainha toda madruga, funcionaria tão fácil assim para alguém? Mas e a frase do início ao dizer que “Você que ligou a TV agora”? Tem gente que passou a madrugada toda ligando. Como funcionaria?
Bom, se uma pessoa ligou a TV já há algum tempo, ela está tão mal que pode muito bem achar que está falando consigo, pois o “agora” pode surtir para ela um efeito de “agora = madrugada”. E quanto aos “filhos”? E se a pessoa que ligou a TV não tiver filhos? Bom, ela pode muito bem estar passando por algumas das tribulações citadas e se identificar, mesmo que não tenha outra das tribulações. Quanto ao “se matar”, mesmo que a pessoa atribulada não tenha pensado nisso, mas ela está tão atribulada que pode pensar: “É! Minha vida está tão ruim que você me deu uma boa ideia”. Enfim, o ser humano é muito fácil de ser manipulado, especialmente quando se encontra bastante abatido.
O caso desta cena de Michael querendo se matar e liga o rádio com uma música incentivadora poderia ter pegado ele de surpresa, mas ele estava tão mal que a letra da música passava e ele nem tinha noção sequer das sílabas. Muitas pessoas em fases difíceis são logo tocadas por músicas religiosas assim que ouve, podendo pensar que é uma mensagem de Deus. Pode ser? Pode sim! Mas pessoas atribuladas têm uma grande tendência de serem de fáceis manipulações. E repito, a questão aqui não é diminuir a fé das pessoas ou dos desígnios de Deus, mas o que eu trouxe à tona foram estratégias que se usam para acertar um público alvo, e é ainda onde entra a Administração, mas antes de falar sobre essa parte, devo encerrar o fator: Psicologia Vs. Fé.
É certo que existem pessoas que utilizam estratégias utilizando o psicológico de outras, principalmente quando este se encontra abatido, mas isso também não impede que, digamos, mesmo que um apresentador de um programa que fale sobre a mesma coisas toda santa madrugada e com intenção de “arrecadar seus fiéis”, por que não pensar também que Deus poderia fazer com que a pessoa ligasse a TV em uma hora dessas para salvá-lo do poço?
Bom, isso não impede o pensamento válido de que existem pessoas que se aproveitam de determinados momentos do ser humano para sua vantagem. E por outro lado, deve-se levar em conta o poder da mente, pois tendo o incentivo certo, a pessoa pode se curar. Convido para que leiam (ou releiam) o Psicologia 3 do episódio 3 da 1ª temporada. Mas saindo desse assunto, vou encerrar agora com a Administração. O Pastor-apresentador utilizou uma estratégia muito bem posicionada: o foco exato dos insones. Isso se deve levar em conta para empresas. Seja lá qual for a empresa, tem-se que criar estratégias para se atingir o público ideal pelo qual necessita a empresa. Conta-se uma história de um vendedor de sapatos que foi fazer sua venda em uma ilha com habitantes que só viviam descalços. Enquanto a concorrência debochava de sua escolha por ir a um lugar que ninguém usava calçado, ele foi e acabou vendendo centenas por enxergar exatamente naquele lugar um ponto que necessitava de calçados. O vendedor se deu bem, pois não tinha concorrência e toda a população da ilha acabaria se rendendo ao que eles não viam antes: proteção para os pés. Posso até citar um exemplo meu. Trabalhei em uma locadora de filmes e resolvi criar uma espécie de passatempo em que quem adivinhasse o nome do filme ganhava uma locação grátis. Já comentei isso em outro momento. O enigma consistia em juntar desenhos e símbolos para juntá-los e formar o nome do filme. Mas o segredo desse passatempo nem era a locação grátis, mas fazer com que o nome da videolocadora ficasse na mente dos clientes e até mesmo os não clientes. Inclusive tal enigma era lançado no site da empresa, ou seja, mesmo em casa o nome da empresa era lembrado e visitado pelas pessoas. O enigma ficava até na porta da loja para que quem passasse pela loja resolvesse parar frente a ela, lançando um convite para entrar. A maior vontade das pessoas não estava em locar grátis, mas em desvendar o enigma. O mesmo valia para outra ideia minha: campeonato de futebol de Play Station 2 no formato de Copa do Mundo. Como eu fazia um ranking para cada campeonato realizado e colocava as informações no mural. A disputa já não era mais pelo prêmio em dinheiro para o campeão e vice, mas para passar na frente de alguém no ranking.
Enfim, tudo isso é para mostrar que quando se cria uma ideia em busca do público certo, a consequência é só sucesso.
NÚMEROS 144 – Antes de Daniele ser baleada, um total de 8 tiros são ouvidos.
CURIOSIDADE 883 – ERROS DE GRAVAÇÃO
1) Só um helicóptero é visto no deck do cargueiro quando Michael chega, embora o Kahana é suposto estar carregando dois.
2) Na fragata, quando Tom desliga o telefone após conversar com Michael, ele pode ouvir um tom de discagem. Apenas telefones fixos dão tons de discagem.
3) Quando Libby aparece à Michael no hospital, uma árvore de Natal é claramente visível por sobre seu ombro; e repetidamente aparece e desaparece em várias cenas.
4) Quando Karl é baleado, sua garrafa plástica de água mostra só um buraco. Deveria haver dois.
5) A lente de contato do olho direito de Alex no final do episódio desloca-se.
CRONOLOGIA – 98º e 99º dia.
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