domingo, 28 de fevereiro de 2021

EXTRAS FINAIS - UM NOVO RESPONSÁVEL... e outras observações.

 EXTRAS FINAIS – Após o último episódio.

 EPISÓDIO EXTRA DE 11 minutos: UM NOVO RESPONSÁVEL.

A CARGA DE ALIMENTOS PARA A ILHA

 

Talvez a explicação a seguir nem precisasse ser comentada, mas como esse extra logo após o fim deu a brecha, resolvi colocar aqui no Blog.

            Aviões vinham deixar comida para os habitantes da Ilha, conforme pudemos comprovar na 2ª temporada. Os próprios sobreviventes perceberam que se vinham deixar comida, logo, era possível sair da Ilha. Bom… isso é óbvio e nem precisava explicar, mas… já pararam para pensar que para entrar na Ilha (que era mais difícil do que sair) era preciso detectar uma “janela” exata e no exato segundo para poder atravessar as estranhas barreiras eletromagnéticas da Ilha? Pois é o que vemos nesse Extra. Os funcionários da “inoperante” Dharma: Glenn e Hector, estão inclusive preocupados em terminar logo a remessa de comida para enviar para a Ilha por causa da “janela” que se abriu para o envio. Sendo assim, vemos que as remessas de comida não eram deixadas de qualquer jeito, ou seja, na hora em que quisesse. Só era possível se uma das “janelas” abrissem. Pelo menos essa rápida fala deles ajudou bastante em dar essa satisfação ao telespectador.

Mas junto a isso veio outra dúvida. Se Benjamin Linus foi ali para cancelar o serviço de envio para alimentos, deixando claro que o trabalho da Ilha tinha acabado… e quanto ao pessoal que ficou lá? Temos Ben, Hugo, Cindy, Zach, Emma, Bernard, Rose, Vincent, dentre outros. E agora, Walt. Eles não precisavam comer?

Bom… quanto a isso ainda temos uma resposta fácil: é uma ilha enorme, o que eles poderiam facilmente criar um pomar, além das árvores frutíferas que já existiam lá. Talvez o cancelamento da Dharma seja mais para não escravizar mais ninguém e a fazer coisas que não queiram, mostrando definitivamente que as manipulações e sofrimentos não mais existiriam. Além do mais, Ben deixa bem claro que a Iniciativa Dharma não existe mais já há 20 anos.

 

LOST: UM FIM OU UM NOVO INÍCIO?

 

Quando assisti esse mini episódio extra e Hugo mais Ben foram chamar Walt para a Ilha, eu tinha entendido que Hugo iria passar seu cargo de Jacob para Walt e que Benjamin seria o novo Richard da Ilha. Isso eu entendi durante muito tempo, até que depois de muito estudar a série, descobri outra coisa.

Quando Hugo e Ben pegam Walt para levar para a Ilha, Hugo diz a Walt que veio falar para o rapaz sobre um emprego. Quando revi esse pedido e depois de ter assistido tantas vezes todas as temporadas, veio-me à mente a história de Richard, quando Jacob ofereceu um emprego a ele e assim, Richard passou a ser o intermediário de Jacob. Qual era a função de Richard? Recrutar as pessoas exatas para a Ilha.

Levando por essa linha de pensamento, o que descobri é que Lost provavelmente não teria um fim, mas sim um recomeço. Se Hugo (Jacob) ofereceu emprego para Walt, então o rapaz seria o novo Richard, e não Benjamin. Isso levaria a pensar que a função de Walt seria a de trazer novos substitutos para ele. Entretanto, se analisarmos bem, a missão de Jacob era ter um substituto porque sua missão era morrer, para assim, também levar consigo seu irmão gêmeo. Portanto, a missão de Jacob era destruir seu irmão gêmeo que queria destruir a Ilha, enquanto que ele precisava proteger a Ilha. Já que agora não há mais o perigo de um “mal encarnado”, então provavelmente a função do novo Richard (Walt) não seria recrutar mais pessoas para a Ilha, até porque, lembremos que há pessoas que ficaram na Ilha.

Outro detalhe: o fato de Walt ocupar o cargo que era de Richard não iria desvalorizar mais uma vez Benjamin Linus, pois devemos nos lembrar que 1) quando Hugo foi chamar Walt, estava acompanhado por Ben e este com uma satisfação que nunca tínhamos visto em toda a série, logo, ele estava muito satisfeito com o cargo que ocupava e que estava realmente se sentindo valorizado por alguém como nunca sentira antes; 2) no mundo paralelo podemos ver Hugo dizendo que Ben foi um excelente auxiliar, e este, replicando que Hugo foi um excelente chefe, portanto, Walt poderia ser o novo Richard, mas o grande braço direito de Hugo foi Linus.

 

MAS, E QUANTO AO “HOMEM DE PRETO/JACK”?

 

Podemos acompanhar Jack se transformando em Jacob e o monstro de fumaça em seguida. Só que Jack no fim das contas tornou-se mesmo o monstro de fumaça. Isso não implicaria dizer que o mal continuou na Ilha, já que o Homem de Preto era imortal até o momento em que seu dom fora retirado?

Repetindo o que comentei no fim da série, quando Desmond desligou a energia do interior da Ilha, automaticamente também desligou o dom dos que tinham algo especial, ou seja, o Homem de Preto se tornou mortal, e Jack, que era o novo Jacob, também se torno mortal, logo, então eles poderiam morrer.

Mas Jack não religou a energia? Como ele estava lá dentro e não tinha a imunidade eletromagnética de Desmond, ele não se tornou o fumaça definitivamente? Na verdade, Jack foi ferido mortalmente pelo Homem de Preto, sendo assim, seu ferimento mortal o acompanhou até o momento de se tornar a coluna de fumaça. Portanto, ao ligar a energia e estando ali dentro, ele se tornou o novo monstro de fumaça, mas ao mesmo tempo ele levou consigo a morte, ou seja, seria como se ele se tornasse imortal levando a mortalidade. Jack se transformou no monstro de fumaça morrendo.

Outro detalhe: o fato de ele ganhar os poderes do Homem de Preto e morrer ao mesmo tempo, não implique dizer que se ele sobrevivesse se tornaria literalmente um monstro. O irmão de Jacob se tornou mal porque ele foi manipulado pela falsa mãe e o deixou revoltado, além de ela não o deixar sair da Ilha, coisa que ele muito sonhava. Mesmo com a falsa mãe morrendo, Jacob permaneceu com o legado de não o deixar sair da Ilha. E seria inviável Jack se tornar do mal só por se tornar o monstro de fumaça. Logo ele que se importava com todos e procurava ajudar, tanto por ele mesmo quanto pela sua profissão.

Já no caso de Jack, ele queria demais ficar na Ilha. Quanto ao caráter de Jack, era inquestionável.

 

MAS JACK E HUGO NÃO FIZERAM O MESMO QUE A FALSA MÃE FEZ?

 

Podemos observar que Jack manipulou pela primeira vez, e manipulou muito legal para Hugo se tornar seu substituto, ou seja, diferente do que Jacob faz ao grupo dos candidatos, que deu a escolha para estes serem entre um deles o substituto, Jack fez exatamente o contrário, já que Jacob deixou claro que a escolha por livre e espontânea pressão não terminaria bem. Jack enganou Hugo para este se tornar seu substituto, pois o médico sabia que ia morrer.

Já Hugo fez o mesmo que Jacob ao escalar Walt como seu intermediário.

Entretanto, devemos nos lembrar sobre o caráter inegável de Jack, e que ele fez tudo isso não somente pelo bem da Ilha, mas também pelo bem de todos, pois o Homem de Preto precisava morrer e a Ilha precisava ser protegida contra a ganância humana. Já Hugo, o caráter deste era mais inquestionável ainda, tanto que quando ele não sabia o que fazer como Jacob, Ben complementou que Hugo podia fazer o que melhor sabia fazer, que era ajudar as pessoas. Sendo assim, esses dois casos isentam Jack e Hugo de qualquer atitude maldosa, mas sim, como atitudes de quem só queria praticar o bem.

 

O SEGREDO DE SE ESCREVER BEM UMA HISTÓRIA

 

Shaw Ryan, Criador/Executivo e Produtor do episódio “The Shield”, fala sobre a estratégia de como escrever bem uma história e complementa dizendo que a marca de um seriado que você quer que seja levado a sério nos anais da história da TV é ter um final que o faça reexaminar o início. Ao ler isso me identifiquei demais em dois sentidos: acho que não há pessoa no mundo que mais concorde com a afirmação de Ryan do que eu, porque não somente fiz o que todo mundo deve ter feito, que foi assistir a série várias vezes e prestar atenção nas falas e cenários, mas ainda por cima criei um Blog pelo qual busquei outros assuntos não exatamente relacionados à série, mas que se encontravam nela, como Administração, Psicologia, Sociologia e por aí vai.

O outro ponto é porque eu também sou escritor (não oficial (pelo menos por enquanto)) e se tem uma coisa que aprendi como escritor é saber escrever uma história tão bem que mesmo que se acabe o livro, se você reler ainda encontrará fatos novos que não tinha prestado atenção antes, portanto, a premissa de Ryan é excelente, pois realmente quando se escreve bem um roteiro, se você voltar a assistir uma série ou voltar a ler um livro depois de tê-los encerrado, verá fatos novos, continuidades perfeitas, mesmo na distância entre o início e o fim, cenas coligadas, dentre outras coisas, e então, um novo mundo se abre no que se assiste e no que se lê. O segredo sempre será esse: enlaçar perfeitamente bem toda a história.

Além de tudo isso explicado, James Burrows, Criador/Executivo e Produtor, afirmou outra coisa muito importante em um roteiro e que foi outro ponto forte de Lost: Você deve tentar concluir no último episódio de uma última temporada o que começou no episódio piloto. Isso sim é que é escrever bem uma história, pois se você quer evitar pontas soltas, o ideal é, mesmo conhecendo sua história, reler várias vezes à medida que se escreve novos episódios ou capítulos, porque assim se evita deixar perguntas sem respostas, que foi outra coisa que aprendi quando passei a escrever livros.

Damon Lindelof também intensifica esse pensamento ao dizer que toda boa história mitológica termina com uma sensação de lembrança de onde ela começou, ou seja, se você reler sua própria história várias vezes, encontra perguntas que necessitam de respostas, mesmo que aparentem ser irrelevantes. E no caso da afirmação de Damon, quando você relê tudo, perceberá que mais interessante ainda é encerrar com algo que o ligue diretamente ao início de tudo, claro que neste caso é se referindo a histórias com continuidade, como séries e livres com continuação, até porque, em um livro único a probabilidade de falha em continuidades é menor. Só é menor, pois que ela pode facilmente ocorrer, ainda pode.

Enfim e resumindo, o segredo de se escrever bem um enredo é sempre revisá-lo.

sábado, 27 de fevereiro de 2021

T6/E16;17 - THE END. Parte 7 de 7 e a Tabela de todas as categorias.

 As curiosidades a seguir são do site da série.

CURIOSIDADE 1480 – A maioria dos convidados especiais são creditados junto ao elenco principal, quebrando o padrão usado nos outros episódios da série. Isso significa que 28 atores foram creditados como elenco principal, o maior número do que qualquer outro episódio, também simbolizado que este episódio é visto como um episódio da série, e não da temporada, tendo todos os principais atores da série creditados como o elenco principal. As estrelas convidadas como o elenco principal incluíram: TODOS OS MEMBROS ANTIGOS DO ELENCO PRINCIPAL que aparecem: Jeremy Davies, Maggie Grace, Rebecca Mader, Elizabeth Mitchell, Dominic Monaghan, Ian Somerhalder e Cynthia Watros. A MAIORIA Sam Anderson, L. Scott Caldwell, François Chau, Fionnula Flanagan, John Terry, e Sonya Walger dos convidados especiais recorrentes:  Este foi a primeira vez que Chau foi creditado pelas suas aparições. Cynthia Watros e Sonya Walger aparecem sem falas.

CURIOSIDADE 1481 – Ana Lucia, Eko, Illana, Michael, Nikki, Paulo e Walt são os únicos personagens principais a não aparecerem na 6ª temporada. Porém, Walt foi mostrado em cenas arquivadas e Ana-Lucia no episódio 16. Eko, Nikki e Paulo são os únicos personagens a não fazerem nenhuma aparição depois de deixarem de ser principais. Rose e Vincent são os únicos personagens recorrentes a aparecer no primeiro e no último episódio da série.

CURIOSIDADE 1482 – Henry Ian Cusick colocou uma pedra em seu sapato em toda cena em que ele precisava mancar. Brilhante! Quem esperaria um estratagema desses? Isso é o que chamo de ator!

CURIOSIDADE 1483 – A cena em que o Homem de Preto esfaqueia Jack envolveu uma faca real e uma falsa. Durante uma tomada, as facas foram confundidas e Matthew Fox seria esfaqueado com a faca verdadeira se não estivesse protegido com colete. Matthew Fox testou vários coletes para a cena e, por sorte, acontecia de ele estar usando o colete nessa tomada.

CURIOSIDADE 1484 – Esse episódio ganhou 7 indicações ao Emmy.

CURIOSIDADE 1485 – ERROS DE GRAVAÇÃO:

1) Na cena em que o Homem de Preto pergunta a Desmond se ele sabe onde estão indo, a mesma tomada do MIB se virando surpreso é repetida.

2) Na cena com Jack e o Home de Preto lutando na chuva no penhasco, as tomadas aéreas indicam que o penhasco não estava molhado de verdade. Depois da chuva parar e Kate, Hugo e James aparecerem, a área em torno deles muda-se de úmida para quase seca.

3) A respiração de Kate embaça a câmera rapidamente enquanto ela fala com Jack depois de sua briga com Locke.

4) O número da barra Apollo na máquina de venda era G23, mas James só pressiona 2 botões.

5) Enquanto Jack anda pelo bambuzal, o sangue de seu nariz aparece e desaparece.

6) A quantidade de sangue no queixo de Ben se altera durante as tomadas depois que James o soca no poço.

7) O avião que Jack vê no final do episódio é diferente da Ajira que supostamente saiu da Ilha (Falem sério… alguém percebeu isso?).

8) Antes de Kate entrar na igreja ela está com um vestido preto e dentro da igreja está com outra roupa.

CURIOSIDADE 1487 – A Curiosidade 1486 está no 9º episódio da 4ª temporada. Resolvi acrescentar no dia 18/02/21.

CURIOSIDADE 1488 – Lá na 1ª temporada Danielle Rousseau diz que a função da fumaça é a mesma de qualquer outro sistema de segurança: proteger algo, no caso, a Ilha. Mas o roteiro estava enganado, ou provavelmente ela quem estava. O irmão de Jacob queria na verdade destruir a Ilha.

CURIOSIDADE 1489 – O irmão de Jacob diz no fim da 5ª temporada que eles (os humanos) vêm, destroem e matam, mas foi exatamente isso que ele fez na Ilha.

CURIOSIDADE 1490 – Em outro momento lá atrás o irmão de Jacob pede para Sun e Jin deixar o ferimento aberto para respirar um pouco, mas é exatamente o ferimento aberto que infecta as pessoas na Ilha.

CURIOSIDADE 1491 – Em outro episódio lá atrás, no fim da 5ª temporada, James e Juliet acham Vincent, consequentemente Bernard e Rose. Bernard diz: “Só queremos estar juntos. É só isso o que conta no final”. Foi exatamente o que aconteceu no fim. Tanto na festa de Daniel quanto na igreja.

CURIOSIDADE 1492 – Está no fim da 4ª temporada.

CURIOSIDADE 1493 – Está no fim da 4ª temporada. Penúltimo episódio.

CURIOSIDADE 1494 – Está no fim da 4ª temporada. Penúltimo episódio.

CURIOSIDADE 1495 – Está no início do 1º episódio da 5ª temporada.

LINHA DO TEMPO 55 – Está no 2º episódio da 5ª temporada. Acrescentado em 24/02/21.

CURIOSIDADE 1496 – Está no 2º episódio da 5ª temporada logo abaixo do LT 55, obviamente mesma data de postagem: 24/02/21

CURIOSIDADE 1497 – Esta curiosidade está no episódio LaFLeur da 5ª temporada. Acrescentei no dia 27/02/21.

CURIOSIDADE 1498 – Esta aqui foi no início da 5ª temporada, 2º episódio, acrescentada na data 28/02/21

CURIOSIDADE 1499 – Já este, também no 2º episódio e mesma data.

CURIOSIDADE 1500 – Esta Curiosidade já foi no 3º episódio da 5ª temporada e mesma data dos dois acima.

CURIOSIDADE 1501 – Esta também do 3º episódio e mesma data.

CURIOSIDADE 1502 – Este aqui foi no 4º episódio, 5ª temporada, e mesma data dos outros acima.

CURIOSIDADE 1503 – Mesmo caso, 4º episódio. Foi em uma maratona dominical no canal SYFY.

CURIOSIDADE 1504 – 5º episódio, 5ª temporada, mesma data dos outros acima.

 CURIOSIDADE 1505 – Esta no episódio LaFleur da 5ª temporada.

CURIOSIDADE 1515 – Esta Curiosidade está no episódio da 6ª Temporada, O Substituto. Acrescentei no dia 10/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY na maratona dominical.

CURIOSIDADE 1516 – Esta Curiosidade está no episódio da 6ª Temporada, O Farol. Acrescentei no dia 10/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY na maratona dominical.

CURIOSIDADE 1517 – Esta curiosidade está no episódio 7 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 16/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY.

Não exite. Ela não vai hesitar. sta Curiosidade está no episódio 7 da 6ª Temporada,

CURIOSIDADE 1518 – Esta curiosidade está no episódio 9 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 16/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY.

CURIOSIDADE 1519 – Esta curiosidade está no episódio 9 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 16/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY.

CURIOSIDADE 1520 – Esta curiosidade está no episódio 9 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 16/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY.

CURIOSIDADE 1521 – Esta curiosidade está no episódio 10 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 16/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY.

CURIOSIDADE 1522 – Esta curiosidade está no episódio 11 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 16/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY.11 O experimento de Widmore com Desmond foi para a caverna, não os pulos no tempo.

CURIOSIDADE 1523 – Esta curiosidade está no episódio 12 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 16/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY,

CURIOSIDADE 1524 – Esta curiosidade está no episódio 13 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 16/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY.

CURIOSIDADE 1525 – Esta curiosidade está no episódio 15 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 16/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY.

CURIOSIDADE 1526 – Esta curiosidade está no episódio 15 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 16/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY.

CURIOSIDADE 1527 – Esta curiosidade está no episódio 15 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 17/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY. É só referente a um detalhe na legenda. Jack diz o seguinte a John Locke no mundo paralelo: “Você passou por uma cirurgia de coluna longa”. Há um erro nas colocações desta frase que acabou causando duplo sentido. Fica parecendo que a coluna é longa, não a cirurgia. Melhor teria sido se colocassem: você passou por uma longa cirurgia de coluna.

CURIOSIDADE 1528 – Esta curiosidade está no episódio 15 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 17/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY. Mais uma resposta sobre como é que existia a ossada do irmão de Jacob e ele também existia como corpo físico e fumaça. Depois que o Fumacinha assume forma definitiva do corpo de Locke, em seguida, já no último episódio duplo (ou penúltimo, se assim preferir), depois que Desmond retira o tampão do poço de luz do centro da Ilha, duas coisas acontecem: Jack, como o novo Jacob se torna mortal; o irmão de Jacob também se torna mortal, porém, não pode mais se transformar na fumaça (acho) e principalmente ganha seu copo físico definitivo. Então isso implica dizer que a ossada na caverna existiu tanto quanto seu novo corpo, até porque, lembrem-se, o irmão morreu, e ao mesmo tempo não, pois tornou-se um Fumaça que se transforma em corpo físico e fumaça. Foram as propriedades da Ilha. Só vim perceber isso nesta data de 2021.

CURIOSIDADE 1529 – Esta curiosidade está no episódio 15 da 6ª Temporada. Acrescentei no dia 17/03/21 enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY. Qual o mistério de tomar um líquido e passar o cargo de “Jacob”? Parecia algo sem sentido… até que nesta data de 2021, e somente agora, anos depois, é que entendi esse estranho ato. Tudo na Ilha tinha a ver com o tampão e a água. Como é que a mãe falsa de Jacob, o próprio Jacob e agora Jack, para em seguida, Hugo, já saber o que fazer para proteger a Ilha? Na verdade, o segredo estava exatamente nisso: SER A ILHA. No momento em que tomou a água passou a ser a própria ilha em carne e osso. Daí você discordaria: então qualquer pessoa pode se tornar Jacob. Basta tomar água”. Não é bem assim. Existe todo um ritual como vimos acontecer nas passadas de cargo, portanto, o segredo era se tornar a Ilha. Só isso. Tanto é que quando Desmond retirou o tampão a água parou de correr e o centro da caverna começou a ficar vermelho como lava e a Ilha começo a se desfazer, preparando-se para afundar. Quando Jack repôs o tampão a água voltou e a Ilha para de se desfazer, ou seja, TUDO a ver com a água da Ilha, ou seja, a própria Ilha.

CURIOSIDADE 1530 – Esta Curiosidade está no 6º episódio da 1ª Temporada. Acrescentei no dia 03/06/21, mas tinha vista semanas atrás enquanto assistia mais uma vez a série pelo SYFY na maratona dominical.

CURIOSIDADE 1531 – O 1531 está no 6º episódio da 4ª temporada. Acrescentei no dia 14/07/21, mas não foi nesta data que percebi um Erro de Continuidade. Eu tinha percebido no início de tal ano, mas só vim acrescentar meses depois.

CURIOSIDADE 1532 – O 1532 está no 1º episódio da 5ª temporada. Acrescentei no dia 19/08/21 ao canal SYFY, ao qual repete a série sempre que encerra e começa tudo de novo… e eu sempre assisto.

CURIOSIDADE 1533 – O 1533 está no 1º episódio da 5ª temporada. Acrescentei no dia 19/08/21 ao canal SYFY, ao qual repete a série sempre que encerra e começa tudo de novo… e eu sempre assisto.

CURIOSIDADE 1533 – O 1534 está no 20º episódio da 3ª temporada. Acrescentei no dia 17/12/21 ao rever no canal SYFY, na maratona semanal de fim de ano... e eu sempre assisto.

  RESULTADO FINAL DE TODAS AS CATEGORIAS ATÉ O ÚLTIMO EPISÓDIO

 

CURIOSIDADE

1534

MISTÉRIO

103

LEGENDA VS. DUBLA

305

FILOSOFIA

75

PSICOLOGIA

294

LINHA DO TEMPO

55

SOCIOLOGIA

265

BÍBLIA

39

NÚMEROS

206

CULTURA

24

ADMINISTRAÇÃO

170

ATUAÇÃO

23

ISENTO DE ERROS

123

 

 

 Obs.: são 1531 curiosidades, mas à medida que fui assistindo mais, observei mais curiosidades conforme podemos ver no fim e nas datas. Tanto esta categoria como as outras podem aumentar nos números. Eu nunca paro de rever a série, e o canal SYFY vive reprisando as temporadas. Esse é LOST, a série que você pode continuar assistindo que continua descobrindo mais coisas, não importa quantas dezenas de vezes assista (claro, se não abusar (eu não abuso)).